O seu hotel em Coimbra, localizado no coração da Baixa

Verão 2022 em Coimbra

Imagem de Coimbra

Este mês de Agosto pode usufruir da cidade de Coimbra e tudo o que esta tem para lhe oferecer e ter um Verão com tudo incluídoCultura, Arte, Música, Desporto e Praia. Aqui deixamos algumas sugestões para o mês de Agosto em Coimbra com atividades para todos os gostos.

Atividades na Natureza

Se procura praia, piscina ou natureza, a cidade de Coimbra tem tudo isto para lhe oferecer. As praias fluviais do Rebolim e de Palheiros e Zorro, permitem juntar o descanso à beleza do Rio Mondego. A Praia Fluvial do Rebolim é composta por instalações sanitárias e parque de merendas. A Praia Fluvial de Palheiros e Zorro destaca-se pelas suas infraestruturas, bar, parque de merendas, parque infantil, campo de jogos e balneários. 

 Se os seus planos incluírem uma ida à piscina, visite as Piscinas do Mondego (contacto: 916 858 186), podendo ainda usufruir de restaurante no complexo das piscinas. Perto das piscinas está o Parque Verde do Mondego onde pode desfrutar de um passeio a pé pela margem do Rio Mondego, fazer um passeio na Barca Serrana do Mondego  e tomar um refresco nas Docas.  Perto do espaço das Docas encontra-se o Parque Manuel Braga onde pode passear e visitar o Museu da Água. O Jardim da Quinta das Lágrimas conta a história trágica de Dom Pedro e Dona Inês de Castro e é um dos locais emblemáticos de  Coimbra. 

Se quiser usufruir de uma experiência desportiva e no meio da natureza pode experimentar Stand Up Paddle (contacto: 910 170 270) no Centro Náutico do Parque Verde do Choupalinho ou a Descida do Rio Mondego.  Um dos  percursos tem a duração aproximada de três horas, começa em Penacova e termina na Praia Fluvial de Palheiros e Zorro. O segundo percurso termina em Coimbra com vistas únicas da zona histórica, este percurso tem cerca de cinco horas.

Atividades para crianças e em família

Apesar de ser Verão, a cidade de Coimbra tem uma série de atividades que podem ser frequentadas por crianças e jovens, feitas à sua medida.

Uma das principais atrações é o Portugal dos Pequenitos  que é sempre um ótimo programa em família, com algumas atividades que podem ser realizadas em conjunto. 

O Exploratório Centro de Ciência Viva promove atividades para crianças dos 6 aos 12 anos, “Aventuras lá fora no Parque Verde” das 9h às 18h.

O Jardim Botânico vai realizar Oficinas de Verão Re/Forma, um programa para crianças dos 6 aos 12 anos (interrompe de 1 a 15 de Agosto) em que a Ciência e a Natureza vão estar e mãos dadas com a Arte, das 9h às 17:30h. A Academia de Música de Coimbra, está a lecionar cursos durante o Verão das 9h às 18h (contacto: 960 374 922).

A Câmara Municipal de Coimbra (contacto:  239 857 500está a promover atividades para crianças dos 3 aos 12 anos em conjunto com os núcleos museológicos do Museu Municipal de Coimbra e o Centro de Arte Contemporânea de Coimbra. 

Um plano divertido para toda a família será visitar Museu da Ciência no Laboratório Chímico da Universidade de Coimbra e o Gabinete de CuriosidadesDentro do Museu da Ciência podem também visitar a Galeria de Zoologia. Esta visita ao polo principal da Universidade, permite também sentir o ambiente académico desta área.

Jovens e adolescentes podem envolver-se em voluntariados durante o Verão desenvolvidos pelo Instituto Português da Juventude de Coimbra (contacto: 239 790 600).

Programação Cultural 

Quebra Jazz – 13º Festival das Artes Quebra Jazz 

Com um programa preenchido, conta com a participação de vários artistas. Alguns espetáculos são de entrada gratuita, enquanto outros tem que reservar o seu bilhete, podendo fazê-lo através do site do festival.  

“Noites de Verão” na Baixa 

Ao longo dos meses de Verão, irão passar pela Baixa de Coimbra várias atividades que vão animar as noites de Verão. Numa lógica de diversidade, dinamismo e inclusão com música e atividades para todos os gostos.

O Museu Nacional Machado de Castro além de ser um marco da cidade de Coimbra tem exposições a decorrer durante o Verão, “A Companhia de Jesus. Evangelização e Ciência” de 08/07 a 25/09 e “A Radiografia de um Tempo. Bernardo Manuel, Pintor” até dia 02/10. 

 O CAV Centro de Artes Visuais tem a decorrer durante todo o Verão várias exposições. Na Ala Central do Edifício da Inquisição está presente até dia 31/12 uma exposição de grande importância para a cidade de Coimbra, “Judeus de Coimbra| Da Tolerância À Perseguição| Memórias e Materialidades”Este é um local marcante, por aqui ter sido o Tribunal do Santo Ofício da Inquisição nos tempos de perseguição e morte ao  povo judaico.

O Mosteiro de Santa-Clara-a-Velha tem presente a exposição a “A Verdade Dói”, uma exposição-instalação que conta a história de 28 mulheres vítimas de violência doméstica.  

O Convento de São Francisco tem instalações artísticas durante todo o Verão, tal como o Centro de Arte Contemporânea.  

Museus e Locais Históricos

Outros locais que pode visitar e que estão abertos durante todo o Verão são o Museu da Cidade de Coimbra, o Mosteiro de Santa-Clara-a-Nova, a Biblioteca Joanina com visita à Prisão Académica, a Torre da Universidade de Coimbra e jantar ou almoçar na Alta de Coimbra. O Museu da Santa Casa da Misericórdia, ou passar uma tarde no Jardim Botânico e aproveitar para visitar os Museus da Universidade de Coimbra.  

Para mais informações acerca de Coimbra visite o nosso Blog.

 

Hotel Oslo Coimbra Logo

Hotel Oslo – Coimbra

Av. Fernão de Magalhães, 25
3000-175 Coimbra, Portugal
Hotel Icone Mapa e Direcções

Tel. +351 239 829 071
Fax. +351 239 820 614
mail@hoteloslo-coimbra.pt
Icon de Contacto Contactos