O seu hotel em Coimbra, localizado no coração da Baixa

Aldeias do Xisto, um dos segredos mais bem guardados de Portugal

As Aldeias do Xisto estão divididas em quatro unidades: Serra da Lousã, Serra do Açor, Zezere e Tejo-Ocreza. Neste texto focamo-nos em quatro das doze Aldeias da Serra da Lousã pela localização previlegiada em relação a Coimbra.

Casal de São Simão

Partindo do Hotel Oslo, chega em 30 minutos à bonita Aldeia de Xisto Casal de São Simão. De apenas uma só rua, nesta pequena aldeia encontra uma fonte, uma capela e um excelente Restaurante de sabores tradicionais, o Restaurante “Varanda do Casal”. O silêncio impera por aqui. Os novos aldeões, que trocam a agitação da cidade pela tranquilidade de uma aldeia aos fins de semana, reconstruíram as casas pelas suas próprias mãos. Uma particularidade desta Aldeia é que se encontra encaixada nas maravilhosas Fragas de São Simão, um local de beleza ímpar. Para lá chegar tem de caminhar 15minutos pelo percurso pedestre. Existe também um miradouro através do qual se pode deslumbrar ainda mais com as paisagens da zona.

Gondramaz

Também a 40 minutos do Hotel Oslo, pode encontrar uma outra Aldeia de Xisto, Gondramaz. Aqui as boas vindas são dadas com um poema de Miguel Torga, um dos mais influentes poetas e escritores portugueses do séc. XX. O que distingue esta Aldeia é a especificidade do seu Xisto e o facto de ter sido um caso de sucesso na intervenção de requalificação da rede das Aldeias do Xisto. A aplicação do Xisto no pavimento da Aldeia faz dela mais acessível para pessoas com mobilidade reduzida. Aqui todos os espaço envolvente convidam a caminhadas e por um caminho de trilho de montanha, a cerca de 3 km da Aldeia, existe uma lindíssima queda de água.

Cerdeira

 

A Aldeia de Cerdeira, a 50 minutos do Hotel Oslo, destaca-se pelo perfil desalinhado das suas construções. Os edifícios foram implantados sobre um morro rochoso, não ocupando as escassas áreas mais planas que dedicam à agricultura. Esta Aldeia, que já esteve em ruínas, é um local romântico e mágico, onde diversas linhas de água se precipitam do cimo e contrastam com a folhagem envolvente. Esta é também uma Aldeia rica em atividades artísticas pois aqui realizam-se workshops de formação e pequenas experiências criativas. A Cerdeira é hoje conhecida pela arte “craft”, peças em cerâmica feitas por artistas num forno sem fumo construído na Aldeia. Os turistas também podem construir as suas peças. Este movimento foi iniciado pela artista alemã Kerstin Thomas que veio para a Aldeia há mais de 20 anos e que foi convidado amigos artistas, nacionais e estrangeiros, para lá produzir arte. Já no forno comunitário, é possível cozer broa.

Talasnal

O Talasnal, a Aldeia de Xisto mais conhecida da Serra da Lousã, fica também a 50 minutos do Hotel Oslo. Vários percursos pedestres passam por esta Aldeia, a Aldeia com maior afluência turística. Da rua principal, derivam quelhas e becos que criam um ambiente pitoresco. Aqui reina a natureza onde espreitam veados, corsos, javalis e outras espécies. O Restaurante Ti Lena, um dos “segredos” desta Aldeia, funciona numa casa toda em pedra, muito bem recuperada, a fazer lembrar uma taberna. Vale a pena provar as suas especialidades e usufruir, a partir da esplanada, da vista para a serra. A Ti Lena apenas abre ao fim de semana e nos restantes dias funciona por marcação.

As Aldeias do Xisto são um dos segredos mais bem guardados de Portugal. Aqui entramos num mundo à parte, onde as horas passam mais devagar e onde o sossego, a paz e a tranquilidade dominam. Por isso, se está por Coimbra não deixe de dar um salto numa destas Aldeias, correndo o risco de por lá querer ficar.

 

 

Hotel Oslo Coimbra Logo
Hotel Oslo - Coimbra
Av. Fernão de Magalhães, 25
3000-175 Coimbra, Portugal
Tel. +351 239 829 071
Fax. +351 239 820 614
Hotel Icone Mapa e Direcções
Icon de Contacto Contactos
Icone Google+ Hotel Oslo Coimbra +

Apartamentos em Coimbra

apartamentos-coimbra-vintage-lofts
apartamentos-coimbra-vintage-lofts1