O seu hotel em Coimbra, localizado no coração da Baixa

Museu da Ciência de Coimbra

Depois de estabelecermos que Coimbra é, sem dúvida nenhuma, uma cidade do futuro, voltamos ao passado, quase à origem desta necessidade de inovar. No século XVIII, um dos grandes pólos científicos do país ficava localizado em Coimbra: trata-se do histórico Laboratório Chimico, o mesmo edifício que agora alberga o Museu da Ciência, na Alta Universitária.

O laboratório foi mandado edificar pelo Marquês de Pombal, em 1772. Tratou-se de uma verdadeira revolução na época, tendo sido a primeira instituição especificamente criada para o ensino e investigação da química em Portugal. A construção do edifício foi supervisionada pelo engenheiro militar William Elsden, diretor da reforma da Universidade.

Passados mais de 200 anos, em 2006, foi instalado no local o moderno Museu da Ciência, que deve visitar se estiver de passagem pela cidade. Dividido em várias galerias, física – zoologia – mineralogia – geologia e botânica, o Museu tem sido distinguido com vários prémios que reconhecem a qualidade das suas atividades educativas e de integração com o público.

A exposição permanente “Segredos da Luz e da Matéria”, por exemplo, é interactiva e extremamente interessante para visitantes de qualquer idade.

Destacamos também a Galeria de Zoologia, um “espaço sensacional” que possui a maior coleção zoológica do país da qual fazem parte as mais variadas espécies de quase todos os grupos zoológicos, instalada em antigo colégio Jesuíta que remonta ao século XVI.

As salas de exposição/galerias mantêm a sua traça original e, assim, mantêm a visão e organização dos museus do séc. XIX, onde os armários eram simultaneamente expositores e reservas de objetivos. Os milhares de animais estão organizados por zonas geográficas e por habitats: entre animais [alguns já extintos] esqueletos, aves e borboletas com cores deslumbrantes … o olhar fica cativo em qualquer canto. Destacamos o impressionante esqueleto de baleia-comum, com 20 metros de comprimento é o maior exemplar de todo acervo do Museu; o urso e as cabras-do-Gerês, animais já extintos em Portugal.

Hotel Oslo Coimbra Logo

Hotel Oslo – Coimbra

Av. Fernão de Magalhães, 25
3000-175 Coimbra, Portugal
Hotel Icone Mapa e Direcções

Tel. +351 239 829 071
Fax. +351 239 820 614
mail@hoteloslo-coimbra.pt
Icon de Contacto Contactos