O seu hotel em Coimbra, localizado no coração da Baixa

A Arte de Tecer – de Almalaguês para Coimbra

A Freguesia de Almalaguês, apenas a 12 km de Coimbra, é um centro de tecelagem único que coloca esta pequena localidade no panorama do artesanato português. Em Almalaguês, a maioria das Mulheres dedicavam-se à arte de tecer, nos seus teares, muitas vezes para vender “às Senhoras de Coimbra” e em feiras da Região e, assim, sustentar a Casa e a Família. Foram, também, muitas as Noivas que se deslocaram a Almalaguês para comprarem os seus enxovais.

Mas, recuando ainda mais no tempo… consta que a origem da Tecelagem de Almalaguês remonta ao séc. XI e ao fundador da aldeia, o arábe Zoleiman Almalaki; já os primeiros produtos com a tecelagem de Almalaguês, datam do séc. XIII. Esta técnica, com clara influência árabe, consiste numa tecelagem bordada, em lã, linho ou algodão, em que se reproduzem minuciosamente os mais diversos motivos naturais ou geométricos estilizados, usando teares semelhantes aos teares persas. Com o aparecimento da indústria têxtil, os teares mecânicos contribuíram para uma procura mais diminuta, o que levou muitas Tecedeiras a abandonar o seu ofício.

Não querendo deixar morrer esta arte ancestral surgiu, em 2008, a Associação Herança do Passado, iniciativa de Maria Emília Pereira. Esta Associação tem como objetivo preservar a tecelagem de Almalaguês , devolvendo às tecedeiras a arte de tecer. Através de feiras de artesanato e exposições, as Tecedeiras têm a oportunidade de (re)aproximar a tecelagem à região, expondo e vendendo os seus produtos, quer os maus tradicionais, quer outros mais inovadores, como mochilas, alpercatas, chinelos de pano, casacos ou coletes.

No final de 2023, o Município de Coimbra em parceria com a Associação Herança do Passado, inauguraram um espaço de atividades destinado à exposição, divulgação, dinamização e valorização da Tecelagem: os números 100-102 da rua Direita, na Baixa de Coimbra. Aqui irão decorrer oficinas de experiência e divulgação e comercialização dos trabalhos resultantes desta bonita arte, a de tecer.

O espaço, aberto ao público de segunda-feira a sábado, das 10h00 às 17h00, promete manter vivas as tradições que fazem parte da nossa Identidade.

Hotel Oslo Coimbra Logo

Hotel Oslo – Coimbra

Av. Fernão de Magalhães, 25
3000-175 Coimbra, Portugal
Hotel Icone Mapa e Direcções

Tel. +351 239 829 071
(chamada para a rede fixa nacional)
mail@hoteloslo-coimbra.pt
Icon de Contacto Contactos