O seu hotel em Coimbra, localizado no coração da Baixa

Palácio de Sub-Ripas, exemplo de construção civil do séc. XVI

O Palácio de Sub-Ripas, do qual faz parte a Casa de Cima ou Casa do Arco e a Casa de Baixo ou Casa da Torre, foi antiga torre defensiva da linha de muralha da Cidade de Coimbra (Torre da Contenda). Foi adaptada a residência no séc. XVI e comprada por João Vaz que também adquiriu os edifícios do lado oposto da rua, unindo assim através de um arco passadiço, a Casa de Cima à Casa de Baixo.

O Palácio de Sub-Ripas é, e já na época era, um exemplo da construção civil do séc. XVI, destacando-se das construções vizinhas pela sua beleza e eloquência: a Casa de Cima, mais antiga, apresenta estilo manuelino; a fachada da Casa de Baixo possui um magnífico portal manuelino da primeira metade do séc. XVI (torcidos, calabre em nós, correntes com anéis decrescentes). Destacamos também as dezenas de baixos-relevos renascentistas, nas paredes exteriores, atribuídos à oficina do escultor João de Ruão: bustos de guerreiros, fidalgos, damas, míticas e bíblicas.

Atualmente, funcionam ali alguns serviços do Instituto de Arqueologia da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, não estando aberto ao público. Contudo, num passeio pela Alta da Cidade é obrigatório admirar este bonito edifício: ao subir as escadas do quebra costas, vira à esquerda

Hotel Oslo Coimbra Logo

Hotel Oslo – Coimbra

Av. Fernão de Magalhães, 25
3000-175 Coimbra, Portugal
Hotel Icone Mapa e Direcções

Tel. +351 239 829 071
Fax. +351 239 820 614
mail@hoteloslo-coimbra.pt
Icon de Contacto Contactos