O seu hotel em Coimbra, localizado no coração da Baixa

Queima das Fitas de Coimbra

Queima das Fitas Coimbra

A maior festa universitária do país.

Se visitar Coimbra no início do mês de maio, não se assuste com a loucura que invade a cidade, é a Queima das Fitas, a maior festa universitária do país que é já uma marca da cidade. Todos os anos em maio Coimbra veste-se de preto e branco. As Capas negras dos estudantes varrem as ruas da cidade.

Chegou a Queima das Fitas, a festa dos estudantes do ensino superior de Coimbra. O primeiro ato conhecido das festas ligadas à Queima das Fitas, data aproximada de 1901 e já com um programa devidamente estruturado. Foram os estudantes do IV ano jurídico que em finais de Maio organizaram um cortejo com cerca de 20 carros alegóricos.

Vivem-se com entusiasmo e alegria várias tradições e rituais coimbrãs. Para muitos é, também, o momento da despedida da vida de estudante.

Coimbra enche-se de estudantes, de juventude, alegria contagiante e tradições que não se encontram em mais lado nenhum do mundo.

Irão certamente encontrar estudantes alegres e bem dispostos, provavelmente a cantar músicas académicas ou em amenas “cavaqueiras” com os amigos. Os jantares de curso são uma constante e terminam sempre nas Noites do Parque, na margem do rio Mondego onde podem assistir aos inúmeros concertos durante esta semana académica.

Não podemos esquecer dois dos pontos mais bonitos da festa, a Serenata Monumental, que está a cargo da Secção de Fado da Associação Académica de Coimbra e marca o início da Queima das Fitas, e o Cortejo Académico onde Coimbra é invadida por carros alegóricos pertencentes aos vários cursos da Universidade de Coimbra que percorrem as ruas da cidade.

Precisamente ao bater das 0h00 de quinta-feira da semana da Queima das Fitas, poderá assistir no Largo da Sé Velha à Serenata monumental e apreciar a Canção de Coimbra.

A Queima das Fitas é para os fitados a derradeira passagem da vivência estudantil coimbrã. Para os caloiros a emancipação, para os Veteranos talvez o fim da caminhada…

Seja bem-vindo à maior festa universitária do nosso país e deixe-se contagiar pela cor e alegria que invade a nossa cidade.

Descubra mais sobre Coimbra no nosso blogue.

Hotel Oslo Coimbra Logo
Hotel Oslo - Coimbra
Av. Fernão de Magalhães, 25
3000-175 Coimbra, Portugal
Tel. +351 239 829 071
Fax. +351 239 820 614
Hotel Icone Mapa e Direcções
Icon de Contacto Contactos
Icone Google+ Hotel Oslo Coimbra +

Apartamentos em Coimbra

apartamentos-coimbra-vintage-lofts
apartamentos-coimbra-vintage-lofts1