O “Gabinete de Curiosidades – Uma Interpretação” da Universidade de Coimbra, localizado na Sala Carlos Ribeiro, no Colégio de Jesus, reúne mais de quatro mil peças numa exposição que pretende provocar sensações, a miúdos e graúdos, e provoca.
Numa sala “meticulosamente desarrumada”, onde não existe organização, legendas, orientações nem explicações, e onde apenas as alterações da luz nos vão guiando, ficamos surpresos e até inquietos com o enorme e variado espólio do qual fazem parte “peças raras, chocantes, enigmáticas e bizarras”: um papa-formigas, um papa-ratos, um esqueleto de uma vaca suspenso, um corcodilo no teto, um burro com seis patas, uma cobra com duas cabeças, um osso dedinossaruso, borboletas engavetadas, são só alguns dos exemplos.
O que impressiona também é perceber que esta coleção representa apenas 1% do espólio da Universidade de Coimbra, construído nos últimos 250 anos, facto que se deve a tudo o que era “raro, estranho, exótico ou bizarro” ser entregue, até há pouco tempo atrás, à Universidade de Coimbra para investigação e estudo. Assim o Gabinete de Curiosidades consegue recriar o ambiente mágico e o sentimento daquilo que se sentia ao entrar num Gabinete de Curiosidades do séc. XVIII.
No meio deste “caos enigmático e surpreendente”, prevalece a cultura da curiosidade e da criatividade: uma peça consegue-nos levar às mais variadas interpretações, universos e histórias.
Horário: de segunda-feira a domingo, das 9:00 às 12:45; das 14:00 às 17:00.
Contacto: 239 242 744.