A Serra do Sicó, a 30 minutos de Coimbra, esconde um dos tesouros naturais mais deslumbrantes e incríveis do país: o Vale das Buracas do Casmilo. As chamadas “Buracas do Casmilo” são abrigos rochosos dispostos no Vale dos Covões, na pequena e pitoresca localidade de Casmilo (a poucos quilómetros de Condeixa-a-Nova), que impressionam pela sua formação geológica singular. Elas são o que resta de uma enorme gruta que existia no interior do monte. Parte central desse monte terá desabado, devido à erosão da água, deixando a descoberto as paredes laterais da gruta e formando as Buracas do Casmilo.
As Buracas do Casmilo e toda a sua zona envolvente são muito procuradas para a realização de caminhadas, escalada, montanhismo e rappel. O percurso pedestre que existe, com início e fim na pitoresca aldeia do Casmilo, está devidamente assinalado e é uma ótima opção para todos os que pretendem conhecer e “viver” esta maravilha da natureza.
Tem tanto de simples quanto de magnífico. Por ali, o silêncio impera. O ar é fresco e revigorante. E enquanto percorre o caminho da aldeia até ao Vale, aprecia a paisagem cársica/calcária da região, observa algumas das suas características como os campos de lapiás e admira as imponentes Buracas.
As dimensões das Buracas são muito variáveis: as mais pequenas podem ter cerca de 2 a 3 metros de largura e 1 a 2 metros de profundidade, as maiores podem apresentar mais de 10 metros de diâmetro e 5 a 7 metros de profundidade.
Conhecer o Vale das Buracas do Casmilo é, sem dúvida, uma experiência imperdível e inesquecível para todos os que apreciam o contacto com a Natureza.