Aqui “o visitante é desafiado a reviver as suas memórias ou, se não as tiver, a entender melhor quem as tem”. Falamos do novo espaço “Éfe-Érre-Á – Momentos da Vida Académica”, localizado no rés-do-chão do Colégio de Jesus (parte do Museu da Ciência da UC), que reorganiza e reinterpreta o espólio do Museu Académico da Universidade de Coimbra (instalado em 1987, no Antigo Colégio de São Jerónimo).
Séculos de histórias e memórias estudantis estão agora reunidas neste espaço que se divide em quatro salas (duas delas divididas em 2). Cada uma delas evoca e homenageia uma vertente da vida académica de Coimbra. A primeira sala, a que dá acesso à sala seguinte por duas portas distintas (a da Cidade e a da Universidade), materializa a ligação entre Coimbra e a Universidade de Coimbra, que com 733 anos de história é a mais antiga do país e uma das mais antigas do Mundo.
Seguindo pela porta da Universidade, revisita-se o interior de uma sala de aula. A sala seguinte, a do desporto, expõe Troféus ganhos pela Associação Académica de Coimbra (AAC), destacando a primeira Taça de Portugal da história conquistada pela equipa da AAC, em 1939. Acedendo pela porta da Cidade, entramos no interior de uma República e a sala seguinte remete-nos para a história mais recente: a Queima das Fitas. Aqui são projetadas imagens do Cortejo e está exposto o Carro Alegórico vencedor da última edição do cortejo, em 2022. Na hora da despedida temos música, claro: na sala da Música ouve-se tanto Fado como canção de intervenção, ambos estilos musicais associados à vida estudantil.
Integrado nos vários programas de visita ao circuito turístico da UC, os preços variam entre os 8€ e os 17.50€.