O SOMM Wine Atelier nasce do feliz encontro entre dois Jovens, naturais de Coimbra, com ambições e paixões em comum. Gonçalo Bragança, com formação em Gestão Hoteleira e a trabalhar há cerca de dez anos como bartender e sommelier, e Afonso Carvalho, chef de cozinha e com Mestrado em Inovação Gastronómica, sempre tiveram vontade de investir na cidade que os viu nascer.
Quando o número 112 da movimentada Ferreira Borges ficou disponível, não hesitaram e viram ali a oportunidade que aguardavam para implementar o conceito que idealizavam e que pretende desconstruir o vinho e os temas relacionados ao seu consumo. Aos amigos, e agora sócios, ambos a trabalhar fora de Coimbra, junta-se Joaquim Cabral, o Sommelier que muito provavelmente vai encontrar no SOMM.
Este pequeno e moderno Wine Atelier, divido por dois pisos, inclui uma garrafeira com mais de 200 garrafas e 150 referências de vinho e oferece dois tipos de provas: “À Portuguesa”, inclui quatro propostas de norte a sul do país; e a prova “Generosos de Portugal” com propostas mais fortificadas como o vinho do Porto, o vinho da Madeira e os Moscatéis. Enquanto decorrem as degustações, os Vinhos são apresentados de uma forma simples e divertida, proporcionando uma viagem “de norte a sul do país”, sem sair de Coimbra. Se quiser pode optar por beber apenas um copo de vinho, ou vários, acompanhado por alguns dos petiscos que vão variando todos os meses, entre eles: tábuas de queijos e enchidos, tártaro de novilho, carpaccio de novilho, sardinha em azeite, lulas com tinta e filetes de cavala com limão.
O SOMM é um Wine Bar jovem e descomplicado, sem regras nem formalismos, que promete ser “algo mais”.