O seu hotel em Coimbra, localizado no coração da Baixa

O Rasganço – a tradição de final de curso

Rasganço Coimbra

O “Rasganço” é uma curiosa tradição com mais de 700 anos realizado pelos alunos finalistas da Universidade de Coimbra.

Tem origem na Farraparia, que durou até 1910, e era feita na Faculdade de Direito após o “Ponto” – anúncio do último dia de aulas – em que os alunos do 1º ano faziam espera aos do 5º, com a finalidade de lhes rasgar as batinas e as capas.

Era, de certo modo, o exorcizar de anos de “duras penas”, um grito de libertação do jugo dos estudos, o fim das sebentas, dos exames, das orais, das farras perdidas para ficar em casa a “marrar”.

A partir do pós-guerra, o rasganço passa a ocorrer já não no último dia de aulas, o famoso “dia do ponto” (marcado, tradicionalmente, pelas latadas), mas após o último ato de formatura, ou seja, e como se faz ainda hoje, aquando do último resultado afixado nas pautas que atestava o fim do curso.

Entretanto, a capa deixou de ser alvo dos ataques destrutivos, passando a ficar a salvo do rasganço e passando a significar, romanticamente, lembrança dos tempos de estudante. O resto, ia tudo ao ar!

Representa o fim dos estudos, em que toda a indumentária académica é rasgada em pedaços pelos amigos mais próximos. O recém-formado apenas fica com o colarinho, gravata, meias e sapatos, embrulhado na capa, que após concluída a formatura a pode exibir como relíquia sentimental da sua vida académica.

Este ritual que antes era público e espontâneo por parte de quem estivesse presente passou a ser privado, na companhia de amigos e familiares, mais recentemente as mulheres começaram a fazer parte desta tradição embora um pouco mais recatadas do que os rasganços masculinos.

Com o “Rasganço” chega ao fim não só o curso universitário, mas também uma vivência da juventude apenas possível em Coimbra, porque “Coimbra tem mais encanto na hora da despedida”, pelo menos para quem a viveu ou vive intensamente!

Descubra mais sobre Coimbra no nosso blogue.

Hotel Oslo Coimbra Logo
Hotel Oslo - Coimbra
Av. Fernão de Magalhães, 25
3000-175 Coimbra, Portugal
Tel. +351 239 829 071
Fax. +351 239 820 614
Hotel Icone Mapa e Direcções
Icon de Contacto Contactos
Icone Google+ Hotel Oslo Coimbra +

Apartamentos em Coimbra

apartamentos-coimbra-vintage-lofts
apartamentos-coimbra-vintage-lofts1