Abril é um mês doce em Coimbra! Nao só porque se trata do mês em que celebramos a Páscoa e comemos as deliciosas e tradicionais amêndoas e folares, mas também porque a cidade recebe a segunda edição da iniciativa “O Património Doceiro de Coimbra”.
O evento foi criado no ano passado para promover a doçaria tradicional da região, mas o sucesso foi tão grande entre conimbricenses e turistas que a organização decidiu repetir a receita este ano.
E, pode acreditar, a iniciativa será igualmente deliciosa em 2015! Trata-se de uma oportunidade a não perder, por isso leia a nossa reportagem para descobrir mais sobre este doce evento.
O que acontece quando se mistura património, cultura e doce tradicionais?
Se gosta de doces, então Coimbra é o destino perfeito para si em abril. A cidade recebe a segunda edição da iniciativa “Os Caminhos da Baixa – O Património Doceiro de Coimbra” que não só pretende promover a tradição gastronómica da região, mas também o centro histórico da cidade classificado como Património da UNESCO em 2013.
O mês de abril, da Páscoa e das amêndoas, já era suficientemente delicioso, mas esta iniciativa torna o “mês das águas mil” ainda mais doce.
Esta viagem pelo património doceiro da cidade passa por oito pastelarias localizadas na Baixa e em Santa Clara, cada uma com a sua especialidade: Moinho Velho com a cavaca de Coimbra, pastelaria Penta com a arrufada de Coimbra, Café Santa Cruz com os crúzios, Café Nicola com a barriga de freira, A Brasileira com o manjar branco, Pastelaria Briosa com os pastéis de Santa Clara, a Cafetaria do Mosteiro de Santa Clara e a sua clarissinha, terminando na Vasco da Gama onde pode provar a famosa queijada de Coimbra.
Estes doces caminhos podem ser “saboreados” durante todo o mês de abril. O objetivo é levar os visitantes a percorrer os “caminhos da Baixa” e de Santa Clara, parando nas pastelarias que integram a iniciativa e provando os doces tradicionais a um preço mais em conta.
A iniciativa fica completa no dia 20 de abril, Dia do Turista. O Posto de Turismo localizado na Portagem irá organizar uma degustação de doces tradicionais que permitirá aos visitantes provar os doces antes de os comprar.