Joana, natural de Ponte de Sôr, distrito de Portalegre, veio estudar para Coimbra e apaixonou-se. Não só pela cidade mas também pelo Marido, natural do Minho. Aqui construíram família e quando chegaram os filhos, Joana opta por deixar o trabalho que tinha na época, na sua área de formação Bioquímica, para dar apoio à família.
Habituada, desde pequena, a fazer trabalhos manuais, Joana apaixona-se pela técnica Amigurumi, uma técnica japonesa para criar pequenos bonecos feitos de crochê ou tricô. Começa a explorar outros projetos de artesanato, a ganhar gosto por este universo e, consequentemente, a crescer a vontade de abrir uma loja, ao público, para expor os seus trabalhos e os de outras marcas portuguesas.
Assim, em Setembro de 2022, nasceu a Loja do Pátio. Inicialmente começou por abrir nas antigas Cavalariças, ao fundo da Rua Fernandes Tomás, e no início deste ano, quando surgiu a oportunidade, “subiu” para o número 63 da pitoresca Rua do Quebra Costas. É ali que Joana, diariamente, abre as portas de uma Loja que cativa ao primeiro olhar pelas peças bonitas que expõe. Além dos bonecos em Amigurumi, Joana faz ainda peças em bordado e macramé. Além disso expõe e vende artigos de Artistas e Marcas portuguesas, de que são exemplo as Ilustrações coloridas de Teresa Rego, as ilustrações delicadas de Marta Nunes, as peças de cerâmica de marcas como “o Cactuu”, “Ó das Bagas” e a “Pássaro de Seda”, as Mantas em algodão da marca “Pardo” e as peças em nogueira do João Graça. Na Loja do Pátio encontra-se ainda uma coleção exclusiva da artista Francisca Vale Modesto: bonecas, feitas com massa modelar e tecidos, inspiradas em lendas e figuras de Coimbra como a Rainha Santa Isabel ou D. Inês de Castro.