Com a ambição de ser um restaurante de bairro, o Carolino, na Rua Figueira da Foz, tem como ponto de partida os ingredientes sazonais combinados com o melhor que a zona de Coimbra tem para oferecer: o arroz é o do baixo mondego, a carne do pasto das zonas ribeirinhas e o peixe chega do mar e do rio.
Este novíssimo espaço nasce de um “encontro feliz” entre Vítor Pereira, responsável pela cozinha, e Bruno Paiva, responsável pela confecção do pão e das pizzas artesanais e de fermentação lenta e natural. Ambos tinham a ideia de criar uma casa de pasto moderna e concretizaram-na agora, em conjunto.
Na ementa do Carolino, encontramos deliciosas propostas: carpaccio de rubia galega maturada e pickle de cebola roxa para começar, passando por um carolino caldoso de peixe e marisco ou qualquer uma das carnes maturadas propostas e, terminando, nas ofertas doceiras que incluem o leite creme da mãe do chef e o arroz doce da Dona Laura.
Vítor e Bruno oferecem também opções mais ligeiras, para desfrutar à mesa ou ao balcão: pizzas sourdough confecionadas com ingredientes “dos melhores”, amêijoas à bulhão pato e bolinhos de bacalhau. A todas estas opções, propõe-se uma cervejinha a acompanhar. Porque não? Já a garrafeira é composta por vinhos portugueses mas, também, alguns vinhos internacionais e de pouca intervenção, “com provas dadas no acompanhamento a toda a refeição”.
O retrato da avó de Vítor Pereira, orgulhosamente exposto no Carolino, homenageia as ceifeiras no cultivo do arroz no Mondego bem como as Tricanas de Coimbra (as mulheres que carregavam sempre um cântaro de barro quando iam ao Mondego buscar água). Porque o Carolino oferece aquilo que “é nosso”, partilhando-o consigo no nome, no espaço pensado ao pormenor e nos pratos confecionados com tradição.
Horário: terça a sábado, das 12:00 às 15:00 e das 19:00 às 22:30. Contacto: 239 092 846