Visitar Coimbra, Portugal
Coimbra tem um passado rico e é a casa de uma das mais antigas universidades do mundo, , sendo ainda uma cidade com uma animada comunidade, a sua própria arte, tradição e cultura. Se a isso acrescentarmos uma beleza natural marcada pela presença do poético rio Mondego, fica a saber que há muito para visitar e para fazer por aqui.
Não se preocupe, ficamos satisfeitos por tê-lo cá e ainda mais satisfeitos por ajudá-lo a descobrir a nossa cidade. A nossa localização central irá ajudá-lo a chegar a todo o lado de uma forma rápida e confortável.
Credits
Visitar Coimbra em 3 dias:
Se vai ficar na cidade apenas durante 3 dias, o calendário da sua visita irá depender dos seus interesses, mas terá de se esforçar para não perder certas atrações.
Dia 1:
Com o Hotel Oslo Coimbra localizado entre o tradicional centro histórico e o rio Mondego, se chegar de manhã ou à hora de almoço, esta será uma excelente zona para passar algum tempo e começar a conhecer a cidade. Há imensos cafés e restaurantes nesta zona com boas esplanadas para se sentar. Entre a Alta, o rio e as estradas principais, esta área comercial com séculos ou mesmo milhares de anos de existência é constituída por ruas e becos estreitos. Muitas destas ruas têm nomes da era medieval, tendo sido nomeadas com o nome da atividade comercial que ali se desenvolvia (como a rua dos Sapateiros, por exemplo).
Depois de almoço, é a altura perfeita para subir o Arco da Almedina e descobrir a Alta de Coimbra. Esta é a zona da antiga muralha e é agora a casa da principal área universitária da cidade, onde imperam os edifícios históricos e as repúblicas de estudantes.
Mas não apresse a subida. Pare no Arco da Almedina para visitar a antiga torre. Um local que o levará de volta no tempo, à época em que o rio Mondego era a fronteira entre os mundos muçulmano e católico, oferecendo-lhe uma vista privilegiada da Baixa e do rio.
Suba as escadas do Quebra Costas e encontrará a magnífica Sé Velha (de 1139) com a sua fachada semelhante a uma fortaleza, que vale definitivamente uma visita.
Continue a subir e encontrará o Museu Nacional Machado de Castro, um dos mais importantes museus portugueses. Este museu é o resultado de centenas de anos de arquitetura e conta com uma coleção de arte notável. Tem ainda hipótese de visitar a enorme estrutura que suporta o museu – o criptopórtico romano -, uma experiência que nunca esquecerá.
Nas redondezas, pode ainda encontrar o Museu da Ciência, um local moderno e pedagógico instalado num belíssimo edifício com arquitetura do século XVIII. A não perder, sobretudo se estiver acompanhado de crianças.
Aconselhamos a que não vá à Universidade logo de seguida, pois ainda há muito para ver e aprender antes de apreciar a zona universitária.
Depois da visita ao museu, passe algum tempo no exterior. Passeie pelo meio dos estudantes, professores e investigadores da velha universidade em direção ao lindíssimo Jardim Botânico de Coimbra, onde pode encontrar algumas espécies em extinção.
Saindo do Jardim Botânico, desça até à praça da República e beba um café ou uma cerveja numa das muitas esplanadas da zona, entre os estudantes, experimentando mais uma faceta da vida universitária. O jardim do Penedo da Saudade, onde antigos estudantes gravaram poemas de amor sobre a cidade e a universidade nas pedras, também é um excelente local para visitar se quiser andar mais um pouco.
Para descansar, procure o seu caminho de volta à Baixa e regresse ao hotel.
Na zona do Hotel Oslo Coimbra encontrará muitos restaurantes onde pode provar comida portuguesa e estrangeira. Diga-nos o que lhe apetece comer e ficaremos satisfeitos por poder ajudá-lo a chegar ao sítio certo.
Dia 2:
Depois de desfrutar de um excelente pequeno-almoço no hotel, descubra o caminho até ao centro histórico e visite o Mosteiro de Santa Cruz (de 1131), onde poderá encontrar os túmulos dos dois primeiros reis portugueses ou conhecer melhor a história de Santo António de Lisboa, também conhecido como Santo António de Pádua.
Qualquer altura do ano é boa para fazer algumas compras numa das muitas lojas da Baixa de Coimbra, onde o comércio se mantém tradicional e pode encontrar produtos que não existem noutros locais. Também o aconselhamos a visitar o Encanto da Freiria, uma loja de antiguidades, a Loja das Meias (http://www.lojadasmeiascoimbra.com), a loja de vinhos A Camponesa ou a loja gourmet e de artesanato Coisas e Sabores (http://www.coisasesabores.com/).
Depois do almoço, suba de novo até à Universidade de Coimbra e compre um bilhete na loja da instituição, dentro da Biblioteca Geral.
O circuito turístico da universidade irá dar-lhe um incomparável ponto de vista das intricadas tradições de uma das mais antigas universidades do mundo, permitindo-lhe ainda visitar a imperdível Biblioteca Joanina, a Capela de São Miguel, a Sala do Exame Privado ou subir até ao topo da emblemática torre do relógio para ver Coimbra em todo o seu esplendor.
Voltando à Baixa, pare nas Escadas do Quebra Costas para provar um cocktail ou um chá, olhando para o pôr-do-sol. Ou então desça até à Couraça de Lisboa, onde pode tirar algumas fotografias do rio Mondego dignas de um postal, ou até ao Parque Verde do Mondego, onde pode passar um final de tarde “preguiçoso” à beira deste poético curso de água.
Depois de vivenciar as tradições académicas, deverá estar pronto para uma noite de Fado de Coimbra. Este é diferente do fado de Lisboa e com profundas raízes na história da academia. Não se esqueça que não deve aplaudir o fado, apenas senti-lo em silêncio.
O “Bar aCapella” ou o “Fado ao Centro”, a apenas 300 metros do hotel, é o local perfeito para apreciar um espetáculo de fado, mas marque mesa com antecedência. Pode contar connosco para o ajudar.
Dia 3:
Antes de seguir para o seu próximo destino, não pode deixar de ir à outra margem do rio Mondego para tirar fotografias e visitar o Mosteiro de Santa Clara-a-Velha ou o Portugal dos Pequenitos.
O mosteiro é um belo monumento do século XIII, resgatado das águas do Mondego e transformado num museu premiado.
O “Portugal dos Pequenitos” é um espetacular parque temático que contém monumentos portugueses e exemplos da arquitetura nacional numa escala adequada às crianças. Este é um dos locais mais icónicos da cidade e um sítio muito divertido para levar as crianças e imortalizar as suas férias.
Visitar Coimbra em 4 dias:
Se ficar quatro dias em Coimbra, ainda vai poder aproveitar mais.
Dia 4:
Coimbra é a mais importante cidade do centro de Portugal, mas à sua volta existem localidades e locais de grande beleza natural realmente interessantes. Sugerimos que utilize o último dia da sua viagem para passear pelos arredores.
Pode gastar meio dia em Conimbriga, a apenas 16 quilómetros de Coimbra, na cidade de Condeixa-a-Nova. Este é um dos maiores ícones arqueológicos de Portugal e conta com muralhas, azulejos, banhos públicos e uma bela casa da época romana. Pode chegar a Conimbriga de carro ou de autocarro. A paragem do autocarro situa-se a apenas alguns metros do hotel, mas se utilizar este meio de transporte avise-nos no dia anterior e fornecemos-lhe todas as informações sobre horários.
Outra opção para gastar metade do seu dia será uma visita à Figueira da Foz. Este é um dos locais mais famosos em toda a costa portuguesa e conta com extensas praias. Além disso, é um local excelente para visitar tanto no verão como no inverno. Para lá das praias, tem ainda o Museu do Sal, um grande exemplo de um museu vivo onde pode experimentar e entender como funciona a recolha de sal, bem como as tradições ligadas a esta atividade natural. No caminho de volta para Coimbra, sugerimos que pare em Montemor-o-Velho, onde pode aproveitar para tomar uma bebida ou lanchar no interior do castelo, enquanto olha para os campos de arroz do Mondego.
Visitar Coimbra com crianças
Se está de visita a Coimbra acompanhado de crianças, então está cheio de sorte!Leia as nossas dicas e sugestões para férias em Coimbra com família.