Convidamo-lo a seguir connosco nesta viagem pelo Baixo Mondego em que o meio de transporte utilizado é a bicicleta. Apesar de não existir uma ciclovia, o percurso será feito em terreno plano e convidativo ao passeio. Fizemos o passeio “à boleia” dos nossos amigos da Switch Bike Coimbra, que faz o percurso até à Figueira da Foz todas as semanas!
Partindo do Hotel Oslo Coimbra, o primeiro local de paragem é na Mata Nacional do Choupal, um dos espaços icónicos da cidade de Coimbra, nunca esquecido no nosso fado.
Aqui encontramos várias espécies vegetais como o choupo, o plátano, a nogueira-preta e o cedro dos pântanos. É possível avistar alguns Cavalos uma vez que ali se encontra o Centro Hípico.
Seguimos de bicicleta até Pereira onde paramos aproximadamente 15 km depois.
Coimbra – Pereira (16km)
Aproveitamos para tomar um café e provar as famosas Queijadas de Pereira, o doce típico da zona. Mas fiquemos só por uma pois mais à frente teremos outra iguaria para degustar. Se o tempo estiver convidativo a um mergulho, podemos fazê-lo na Praia Fluvial de Pereira.
Já frescos seguimos de bicicleta pelo Canal do Rio. Aproximadamente 7km depois chegamos a Tentúgal, onde podemos saborear o inigualável Pastel de Tentúgal na Pousadinha ou no Afonso. De barriga cheia seguimos 10 kilómetros até á pequena vila de Montemor-o-Velho, onde o Rio Mondego e os Arrozais são protagonistas. Já em Montemor podemos visitar o seu bonito Castelo, a principal fortaleza do Baixo Mondego na Época Medieval e de onde podemos desfrutar, de outra perspetiva, de uma bonita vista sobre os Campos de Arroz do Mondego. Este castelo foi cenário de vários acontecimentos da história do país e albergou Reis e Infantas, estando associado a várias lendas. Se a fome já apertar… deliciemo-nos com a gastronomia típica desta região como é o caso do Arroz de Lampreia, o Pato à Moda do Mondego e o Sarrabulho.
Os mais determinados podem seguir mais 19 kilómetros para serem recompensados pela costa da Figueira-da-Foz.
Aqui podemos deliciar-nos com a marginal maítima ou cruzar o rio para uma última paragem no Museu do Sal, situado junto a uma Salina a 12km do centro da Figueira-da-Foz, que inclui uma exposição sobre a evolução do salgado, esclarecendo e divulgando todo o processo de produção do sal e a atividade salineira.
Depois deste bonito percurso, rico no paisagismo e na gastronomia, é provável que se sinta um pouco cansado. A solução passa por apanharmos um Comboio de volta para Coimbra, onde também há lugar para a bicicleta. Optando por encurtar o passeio, este mesmo comboio, de regresso a Coimbra, tem paragens em Montemor-o-Velho e Pereira.
É importante salientar que estes percursos não são por vias próprias para bicicletas e que a segurança fica ao cuidado de cada um. O Hotel Oslo Coimbra gosta deste percurso, mas a opção de o realizar em segurança será necessariamente à responsabilidade de cada pessoa individualmente.
Os nossos amigos da Switch Bike Coimbra (Tel. 239150758) recomendam também o passeio até Ançã, passando pelo Choupal e pela Geria. Vale a pena contactá-los para alugar equipamento e até para marcar um passeio guiado.