O seu hotel em Coimbra, localizado no coração da Baixa

Luiz Goes

Um dos grandes estandartes da cultura da cidade é a sua canção, o Fado. E o cantor Luiz Goes, que faleceu recentemente, aos 79 anos, era uma das grandes vozes de Coimbra. Nascido em 1933, licenciou-se em Medicina na Universidade de Coimbra e trabalhou como dentista enquanto fazia crescer a sua carreira artística, tornando-se padrinho musical de figuras como Adriano Correia de Oliveira e José Afonso.
Na década de 50, gravou – com músicos como Carlos Paredes ou António Portugal – o álbum “Serenata de Coimbra” que ainda é, hoje, o disco português mais vendido de sempre. Nessa altura, Luiz Goes chegou a recusar um contrato milionário com a gravadora Philips para acabar o curso de Medicina. Ao longo da sua vida, escreveu 25 fados e 18 baladas de grande sucesso, entre as quais se destacam “Fado da Despedida”, “Romagem à Lapa” ou “É Preciso Acreditar”.
Visto ser uma figura maior da cultura da cidade e do país, a Câmara Municipal de Coimbra está a estudar a trasladação dos seus restos mortais para o Panteão Nacional situado na Igreja de Santa Cruz, na Baixa de Coimbra.

Leave a Reply

Hotel Oslo Coimbra Logo

Hotel Oslo – Coimbra

Av. Fernão de Magalhães, 25
3000-175 Coimbra, Portugal
Hotel Icone Mapa e Direcções

Tel. +351 239 829 071
Fax. +351 239 820 614
mail@hoteloslo-coimbra.pt
Icon de Contacto Contactos