Foi em 2009 que o Anfiteatro ao livre Colina de Camões, nos bonitos Jardins da Quinta das Lágrimas, acolheu a primeira edição do Festival das Artes: um festival de verão com enfoque na música clássica que se tornou uma referência a nível nacional e internacional no âmbito dos festivais de Verão ao ar livre, promovendo a cidade de Coimbra e a Região Centro de Portugal.
Do outro lado do Rio Mondego, na margem direita, desde 2012 que as míticas Escadas do Quebra Costas, localizadas no centro histórico da cidade, são palco do também já consagrado Festival de Verão Quebra Jazz: é ali que, desde então, todos os fins de semana de Verão, os melhores músicos nacionais de Jazz atuam na e para a cidade.
No dia 25 de Julho de 2019, a convite do Festival das Artes, o Quebra Jazz realiza o primeiro concerto oficial fora das Escadas Quebra Costas e, um segundo, no dia 5 de Setembro de 2020. O sucesso de ambos os Concertos e as dificuldades que se viviam na época devido às restrições impostas pela Pandemia, levou a que esta coprodução do QuebraJazz e do Festival das Artes ganhasse uma nova e maior dimensão que resultou na união dos dois festivais, o Festival das Artes Quebra Jazz.
Assim, desde 2021, que Coimbra é palco deste incrível festival que une a música clássica e o jazz: durante o mês de Julho, os concertos realizam-se na Colina de Camões e no mês de Agosto nas Escadas do Quebra Costas.
A 15ª edição do Festival das Artes Quebra Jazz ocorre em Julho e Agosto de 2024 e pode consultar o programa aqui: www.festivaldasartes.com/