A Casa da Cidadania da Língua (também conhecida como Casa do Arco), localizada na alta da Cidade, mais precisamente o número 8 da Rua Doutor João Jacinto, assume-se como um “espaço de reflexão e de ação para a construção de um futuro mais promissor para Portugal, Brasil e outros países de língua portuguesa”.
Assim, a Casa da Cidadania da Língua é criada com o objetivo de promover e fortalecer os laços entre os países de língua portuguesa através da troca de ideias, conhecimentos e experiências com vista a construir uma “nova arquitetura social global” onde a democracia, a diversidade cultural, a igualdade e a justiça social são valorizadas.
Um espaço para associações, editoras, governos, jornalistas, intelectuais e artistas onde a língua portuguesa se apresenta não como um instrumento mas como uma plataforma.
Vale a pena relembrar que a Casa da Cidadania da Língua era a antiga Casa da Escrita de Coimbra. Foi ali que, em meados do séc. XX, aconteceram tertúlias, debates e encontros entre intelectuais, pensadores e artistas ilustres que “contribuíram para transformar a sociedade amordaçada daquele tempo”.