A uma hora de carro de Coimbra, fica o Santuário de Fátima na Cova da Iria – Fátima, um local de peregrinação cristã e devoção católica conhecido como sendo um dos maiores destinos internacionais de turismo religioso.
Recuando no tempo foi ali, em 1917, que teve lugar um acontecimento religioso: as sucessivas aparições da Nossa Senhora de Fátima aos Três Pastorinhos, Jacinta Francisco e Lúcia. Foi este acontecimento que levou à fundação do Santuário de Fátima naquele local.
Ao longo dos anos, o Santuário foi-se expandindo e hoje é composto por: Capelinha das Aparições, a Basílica da Nossa Senhora do Rosário, o Recinto de Oração, a Basílica da Santíssima Trindade, as casas de retiros da Nossa Senhora do Carmo e de Nossa Senhora das Dores, uma Via Sacra e o Centro Pastoral Paulo VI. Conta ainda com outras infra estruturas como: acolhimento de peregrinos, atendimento médico, comércio, serviços administrativos.
Todos os meses, especialmente nos dias 12 e 13, milhares de peregrinos movidos pela fé vão, a pé, ao Santuário de Fátima, muitos caminhando dezenas ou centenas de quilómetros, vindos de várias partes de Portugal e do mundo. Existem quatro caminhos sinalizados para facilitar as rotas de peregrinação a pé ao longo do país.
Um dos momentos mais bonitos da história do Santuário ocorre na noite de 12 de Maio: a Procissão das Velas. Milhares de velas e fiéis enchem a grandiosa é iluminada praça do Santuário. A Luz está intimamente associada à mensagem de Fátima. No dia seguinte, dia 13 de Maio, decorre a também emocionante Procissão do Adeus, onde a Nossa Senhora é transportada num andor.
Sendo Crente ou não, é impossível ficar indiferente à grandiosidade do Santuário e à Paz e Tranquilidade que ali se sente.