O Mosteiro de Santa Clara-a-Velha foi construído em 1314 a pedido da Rainha Santa Isabel, Padroeira da Cidade de Coimbra. Concluído em 1330, o Mosteiro destacava-se pela dimensão da Igreja e do Claustro e pela abóbada em pedra que cobre as três naves do mesmo tamanho.
Localizado na margem esquerda do Rio Mondego, foram várias as inundações que o Mosteiro sofreu “obrigando” à construção de um piso superior e à construção do Mosteiro de Santa Clara-a-Nova para onde, em 1677, se mudaram as freiras clarissas que viviam em clausura. Santa Clara-a-Velha ficou, assim, ao abandono chegando mesmo a ficar em ruínas.
Foi no final do séc. XX que, devido as obras de recuperação, o Mosteiro de Santa Clara-a-Velha ganhou uma nova vida. Reabriu portas dando a conhecer o seu vasto e diverso espólio que inclui a Igreja, estruturas arqueológicas recuperadas e um Centro Interpretativo onde através de meios audiovisuais é apresentada a história do Mosteiro incluído a sua requalificação.
Em 2010, o Mosteiro de Santa Clara-a-Velha foi distinguido com o prémio Europa Nostra 2010, um dos mais importantes galardões europeus.
Horário:
Terça a Domingo: Das 09:00 às 17:00
Contacto:
239 801 160