Visita obrigatória em Coimbra.
Lembra-se de nada parecer adequado ao seu tamanho quando era criança? Tudo era demasiado grande ou alto… Pois, a única razão porque sempre pensou isso foi por nunca ter visitado o Portugal dos Pequenitos, um lugar especial criado em Coimbra para ensinar a história do mundo às crianças, adaptado à sua dimensão.
O Portugal dos Pequenitos, apesar de ser um parque lúdico-pedagógico destinado às crianças, encanta os miúdos mas também os graúdos. Criado em 1940, em Santa Clara Coimbra, pelo génio e Professor Bissaya Barreto, ilustre figura da nossa cidade, o Portugal dos Pequenitos é composto por construções, em escala reduzida, de monumentos e outros elementos da cultura do património português e do mundo.
Divide-se em várias áreas temáticas: Portugal Monumental que ilustra os principais monumentos do país (Douro, Minho, Lisboa, entre outros); Países de Expansão Portuguesa, representação dos atuais países de língua oficial portuguesa como o Brasil, Macau, Índia e Timor; Portugal Insular dedicado às nossas ilhas, Açores e Madeira; Coimbra com a representação dos principais monumentos da cidade;
Casas Regionais onde encontramos representadas, também em miniatura, as casas tradicionais de norte a sul do país. O Portugal dos Pequenitos proporciona conhecimento aliado à descoberta e diversão, permitindo a quem o visita ficar a conhecer mais sobre o país e os seus encantos.
O Portugal dos Pequenitos é descrito como o “retrato vivo da portugalidade e da presença portuguesa no mundo”.
É um espaço de aproximação de culturas e de cruzamento entre povos, mostrando a diversidade artística de áreas como a escultura e a arquitectura através de minuciosas miniaturas capazes de encantar miúdos e graúdos.
Uma oportunidade para aproveitar e mostrar aos pequenos turistas que viajam consigo algo diferente e pedagógico ou até mesmo para recordar a alegria de ser criança.
Horário: das 09:00 às 20:00;
Contactos:
Largo Rossio de Santa Clara,
3040-256 Coimbra
239 801 170
Descubra mais sobre Coimbra no nosso blogue.