“No Tacho”, o número 20 da Rua da Moeda na Baixa de Coimbra, convida-nos a viver uma experiência gastronómica única e inesquecível onde nos são “apresentadas, com mestria, receitas antigas que fazem recordar memórias de tempos idos e paladares há muito esquecidos”, inspiradas tanto na montanha quanto no mar.
Privilegiam-se os produtos da região centro e da estação e, por isso, a Carta pode sofrer alterações ao longo do ano. Contudo, conseguimos destacar alguns pratos como o Arroz Caldoso de Bacalhau, o Polvo do Algarve, o Arroz de Fumeiro (típico de Trás-os-Montes) e a Carne de Vaca Marinhoa DOP. O Arroz de Perdiz, o Arroz de Cabidela e as Carnes de Caça são algumas das propostas sazonais. Todos os pratos de Arroz são confeccionados com arroz carolino do Mondego ariete, uma referência do arroz do Baixo Mondego.
As tábuas de enchidos e queijos (da beira baixa e de Trás-os-Montes) são protagonistas da Carta ou não fosse esta casa, uma casa tipicamente portuguesa.
E é claro, das sobremesas sugerimos os “tradicionais” Arroz Doce e Leite Creme e o doce conventual Morgado do Bussaco mas não deixe de provar o Pudim de Gemas e Vinho de Porto. Há lugar para todas.
Para acompanhar a refeição, são algumas as referências de vinho disponíveis mas a sugestão do Chef irá, certamente, recair nos Vinhos da Bairrada ou do Dão, região centro mais uma vez.
No Tacho faz uma viagem pela tradição, pelos aromas e sabores genuínos da montanha e do mar, mas com um toque de contemporaneidade. Aconselha-se a fazer reserva: 911 925 961.