O seu hotel em Coimbra, localizado no coração da Baixa

Iguarias da Ceia de Natal

Os pratos que compõem a mesa de consoada na nossa região, as Beiras.

Que o nosso Portugal é um país muito rico a nível gastronómico (e não só) já todos nós sabemos. Mas quais serão, na nossa região, os pratos típicos de Natal?! Pergunta pertinente tendo em conta que, apesar de pequeno, existem vários pratos e tradições típicas de Natal no nosso país.

Na nossa região, as Beiras, na consoada de Natal (jantar do dia 24 de Dezembro) o Rei é o Bacalhau Cozido acompanhado por batatas e couve e, claro, regado com muito azeite. Contudo, muitas vezes as tradições misturam-se pois há sempre um familiar natural do Norte ou do Sul que traz com ele as tradições de “casa” enriquecendo ainda mais a Consoada. Assim, é muito comum integrarmos o Polvo Cozido com Batata Cozida da região de Trás-os-Montes e Douro no jantar de 24.

Já no dia de Natal (25 de Dezembro),  as famílias deliciam-se com um suculento Cabrito assado no forno acompanhado por batatas assadas e grelos.  Nos últimos anos, o Leitão Assado também passou a marcar presença na mesa de Natal. Talvez pela proximidade geográfica à Mealhada, terra típica do Leitão, ou porque qualquer pretexto é bom para comer Leitão… a verdade é que muitas famílias portuguesas já não o dispensam.

Relativamente aos doces, a diversidade também impera. São as rabanadas, os sonhos, as filhós, o bolo rei… um sem fim de doces que fazem as nossas delícias nesta época do ano.

Hotel Oslo Coimbra Logo

Hotel Oslo – Coimbra

Av. Fernão de Magalhães, 25
3000-175 Coimbra, Portugal
Hotel Icone Mapa e Direcções

Tel. +351 239 829 071
Fax. +351 239 820 614
mail@hoteloslo-coimbra.pt
Icon de Contacto Contactos