O seu hotel em Coimbra, localizado no coração da Baixa

Feliz 127º aniversário, estudantes de Coimbra!

Costuma dizer-se que Coimbra é mais do que apenas a sua universidade. Mas não há como negar a enorme importância desta instituição na história coimbrã. Tudo isto faz parte da tradição da cidade há dezenas e dezenas de anos, em grande parte graças ao trabalho realizado pela Associação Académica de Coimbra (AAC), que este mês celebra o seu 127º aniversário.

A verdadeira origem da AAC remonta à década de 30 do século XIX. O início da associação está ligado à fundação da Academia Dramática, cuja história continuou a desenvolver-se por vários anos até que a instituição oficialmente se transformou em Associação Académica de Coimbra em 1887. Passados 127 anos, a AAC mantém este estatuto e orgulha-se da sua história ímpar, sobretudo da luta contra a ditadura e repressão dos estudantes portugueses. Sim, porque a AAC não é apenas um símbolo de integração e tradição, mas também um símbolo de força e resistência.

O exemplo dado pela Crise Académica de 1969 é suficiente para o provar. Ainda durante a ditadura portuguesa, os estudantes da Universidade de Coimbra exigiram votar livremente e eleger o presidente da Associação sem intervenção do regime ditatorial português. Alberto Martins e a sua lista “Para o Conselho da República” ganharam sem dificuldades. Contudo, a relação entre a nova liderança democrática da AAC e o governo ditatorial luso azedou durante a primeira visita dos representantes políticos a Coimbra, quando Alberto Martins pediu licença para discursar e acabou preso pela polícia política. Até hoje esse período é conhecido como a Crise Académica de 1969.

Momentos históricos que podem ser relembrados no Museu Académico de Coimbra, o único museu da cidade completamente dedicado à vida académica! A instituição foi criada em 1951, após uma exposição organizada pela AAC e pela Comissão Central da Queima das Fitas de 1950. O museu pode actualmente ser visitado no Colégio de São Jerónimo, localizado na Alta universitária. Por isso, não perca a oportunidade de conhecer a história da AAC em primeira mão! Pode visitar o museu de segunda a sexta-feira, entre as 10h00 e as 12h00 e das 14h00 às 17h00.

Hotel Oslo Coimbra Logo

Hotel Oslo – Coimbra

Av. Fernão de Magalhães, 25
3000-175 Coimbra, Portugal
Hotel Icone Mapa e Direcções

Tel. +351 239 829 071
Fax. +351 239 820 614
mail@hoteloslo-coimbra.pt
Icon de Contacto Contactos