O seu hotel em Coimbra, localizado no coração da Baixa

Alta de Coimbra

Varanda Coimbra HotelA velha zona Alta de Coimbra fica apenas a alguns minutos de distância do Hotel Oslo. Depois de ver uma das mais representativas imagens da cidade da sua janela do Hotel Oslo, pode ainda vê-la, mais uma vez antes de partir à descoberta, do nosso bar ou da cobertura do hotel. Os hóspedes vão, definitivamente, querer ver esta zona da cidade mais de perto. Trata-se da zona universitária, na zona antiga e muralhada da cidade, que chegou a ser casa de reis e governos durante séculos e ainda mantém a sua arquitetura rica e detalhada e é encabeçada pelo antigo Palácio Real, desde há séculos peça central da Universidade de Coimbra e do seu Paço das Escolas. A Alta faz parte da área Património Mundial da UNESCO de Coimbra, incluindo diversos edifícios classificados.

Além da monumentalidade da Alta de Coimbra, esta é uma zona com uma cultura muito própria e que se foi constituindo ao longo de séculos. Transformou-se enquanto residência de governos (incluindo vestígios romanos), da nobreza e do clero, para acolher os estudantes da Universidade de Coimbra, tornando-se parte da vida de muitas personalidades da cultura, da arte e do conhecimento. Este é o habitat natural do Fado de Coimbra.

O Arco da Almedina e a passagem medieval, a apenas 5 minutos do hotel, continuam a ser a entrada principal para esta zona de Coimbra e o seu nome recorda o contributo árabe na sua história. A partir daqui, terá de subir, mas vai valer a pena.

Ao atravessar o Arco da Almedina pode aproveitar para subir à Torre de Almedina. Construída no séc. XI, tinha como função vigiar e defender a principal porta de acesso ao interior da muralha. No piso superior da Torre deslumbre-se com a vista sobre a cidade e o seu expólio, que lhe permite ter uma melhor noção do desenvolvimento urbanístico da cidade.

São as famosas escadas do Quebra Costas que ligam o Arco de Almedina ao Largo da Sé Velha. Na verdade, são muito mais do que uma longa escadaria. As escadas fazem parte do antigo castelo e muralha medievais de Coimbra e, hoje em dia, acolhem os estudantes e as suas capas negras que por ali passam diariamente.

Sé Velha Coimbra

Quando chegar ao cima das escadas do Quebra Costas, chega ao largo da Sé Velha de Coimbra. Uma pequena aldeia dentro da cidade onde se cruzam gerações: os mais velhos que arrendam as suas habitações aos jovens estudantes. Durante o dia, a serenidade da zona da Sé Velha contrasta com o ambiente boémio que se vive à noite e que é próprio de uma cidade de estudantes.
E é precisamente no largo da Sé Velha que, ao bater das 00:00 de quinta feira da semana da Queima das Fitas, poderá assistir à bonita Serenata Monumental e apreciar a Canção de Coimbra.

Na zona da Alta de Coimbra, além da Universidade e muitas das suas faculdades, destacamos ainda a presença de várias Repúblicas de Estudantes, espaços míticos da vida estudantil Coimbrã, a Casa da Escrita, o Museu da Ciência e o Museu mais prestigiado da Cidade de Coimbra: Museu Nacional Machado de Castro.

Hotel Oslo Coimbra Logo

Hotel Oslo – Coimbra

Av. Fernão de Magalhães, 25
3000-175 Coimbra, Portugal
Hotel Icone Mapa e Direcções

Tel. +351 239 829 071
Fax. +351 239 820 614
mail@hoteloslo-coimbra.pt
Icon de Contacto Contactos