É no Largo da Freira, perto da Universidade de Coimbra, que encontramos a Sé Nova – sede da Diocese de Coimbra.
A Sé Nova, antigo Colégio dos Jesuítas (Colégio das Onze Mil Virgens), estabeleceu-se em 1542 pela Companhia de Jesus. Com vários avanços e recuos, a construção teve a duração de um século: foi aberta ao culto em 1640.
Enquanto primeiro colégio jesuíta do mundo, por ele passaram muitos evangelizadores que espalharam a doutrina cristã, como o conhecido Padre António Vieira. Com a extinção da Companhia de Jesus, os edifícios foram entregues à Universidade e ao Cabido, altura em que a Igreja passou à Categoria de Sé.
É indiscutível a magnificência deste edifício jesuíta onde os estilos maneirista e barroco são dominantes: na sua fachada monumental estão presentes quatro estátuas de santos jesuítas; na parte superior destacam-se características barrocas que contrastam com o estilo maneirista presente na parte inferior.
Já o interior da Sé é uma ampla nave única com capelas laterais e a capela-mor que prende o olhar e deslumbra com os seus enormes e magníficos retábulos de talha dourada barroca.